-
Arquitetos: Studio Canto Arquitetura
- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mariana Orsi
-
Fabricantes: By Kamy, Casa Mind Vila Madalena, Codex Home, Cubo Azulejaria, Decortiles, Dpot, Eliane, Estúdio Ar e Estar, Heloisa Galvão, Mercado da imagem, Storehouse, Top Marmore, casaquetem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeiro lar de um jovem casal em São Paulo, o novo apartamento com projeto do Studio Canto precisava, como premissa, ter espaços aconchegantes e confortáveis para curtir momentos a dois e para reunir amigos e família.
O projeto para o duplex de 140m², entregue no contrapiso pela construtora, começou no entendimento desses usos, vontades e desejos dos clientes moradores. A proposta passou por alterações na planta buscando aproveitar melhor os espaços e explorar todo seu potencial. A configuração original consistia em cozinha, área de serviço (aberta para varanda e com acesso pela cozinha), sala, varanda e três dormitórios sendo um suíte. O cenário, assim que os arquitetos entraram no apartamento, era de um imóvel com a cozinha semi integrada com a sala, que mal acomodava um sofá de três lugares.
Começaram então as mudanças propostas pelo Studio Canto. Como a escada de acesso ao terraço era rígida e com uma estética pesada, uma das soluções foi demolir e construir uma nova escada com ar mais leve. Um dos quartos também foi demolido e integrado parte para a sala e parte para a suíte do casal. A sala de estar integrada com a varanda deu mais amplitude ao ambiente, criando uma sala grande e convidativa. A primeira visão de quem entra é o painel da TV e a estante de livros ao lado (paixão da moradora). Com essa nova configuração, foi possível escolher um sofá grande, com tamanho suficiente para reunir toda a família nas tardes de domingo.
Na área do terraço, que também foi entregue apenas com o piso instalado, buscou-se criar um ambiente descontraído. Para que se tornasse uma área social interessante, foi projetado um espaço gourmet com churrasqueira, forno de pizza e bancada de apoio em granito branco itaúnas, um novo lavabo e o espaço da Jacuzzi, com deck que vira banco em madeira cumaru. As cores vibrantes aplicadas em pequenos detalhes do apartamento vieram de um desejo da moradora uma cozinha laranja e foi a partir dessa cor que os arquitetos nortearam o projeto, abusando das cores e geometria, sempre na dose certa, para que o conforto e o aconchego se sobressaíssem a esse movimento de cores e formas.